quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Movimento Fica Garrincha

Esse movimento, difundido nos meios eletrônicos de relacionamento pelo professor Silvio Ricardo da Silva, da UFMG, constitui-se em um pleito mais do que justo pela manutenção do nome do estádio de futebol da capital da república como Estádio Mané Garrincha, ídolo do povo brasileiro mas atualmente rememoriado como jogador problemático, alcoólatra e ex-marido da Elza Soares. Assunto discutido por mim em muitas rodas de butiquim, finalmente alguém se posicionou a respeito deste tema e deflagrou um movimento efetivo. 
O que não se discutiu ainda é a circunstância em que o nome do estádio de Brasília foi alterado. Após diversos conluios entre o ex-governo do DF e o perene presidente da CBF, ciceroneado por dirigentes locais de notório oportunismo e conchavismo com alas reacionárias da política local (e nacional), decidiu-se arbitrariamente  mudar o nome de uma edificação pública que homenageava um herói do povo para um que denotava o espírito megalomaníaco do governo da época. Nome aos bois: Arruda, PO, Weber e cia. Resultado: o Estádio Nacional de Brasília, pertencente ao povo, sofreu diversos questionamentos dos Tribunais de Brasília na ocasião do início de suas obras, e sofre ainda hoje. Todavia, não podemos deixar de conceder os créditos deste questionado projeto para o governo anterior, que somados aos outros projetos urbanísticos megalomaníacos que foram desenvolvidos e abandonados por eles em todo o DF, fizeram a festa de muita gente. Do grupo deles.
Portanto, de fato acredito ser o momento para que essa mobilização ganhe força e que não se mude o nome do estádio para Estádio Nacional de Brasília, e que permaneça Estádio Mané Garrincha. Não sei se o professor Sílvio é botafoguense, eu não sou, ainda assim me envergonho dele não ser brasiliense, pois essa iniciativa deveria ter sido originada aqui em Brasília. 
Pra finalizar, obviamente a abertura da Copa do mundo deve ser em Brasília. Questão de logística, acessibilidade e memória de um grande herói do povo.
A matéria a seguir.

Movimento Fica Garrincha!
Por SILVIO RICARDO DA SILVA*
Escrevo-lhes a respeito da mudança de denominação do estádio daqui, de Mané Garrincha para Estádio Nacional de Brasília.
Apesar de alguns esforços, não conseguimos coletar informações mais precisas a respeito da razão dessa mudança.
Mas pouco importa, o fato é que ela é inaceitável e parece-me necessário fazer algum movimento a respeito.
Escrevi um pequeno arrazoado sobre o tema e esbocei o nome ´Movimento FicaGarrincha!´ para as ações.
Caso você tenha interesse e meios, poderíamos dar início a uma mobilização via internet (twitter,facebook), associada a um abaixo-assinado eletrônico (p.ex.
Uma data significativa para lançar a iniciativa é terça-feira próxima (18/10) quando seria o aniversário do Garrincha.


Movimento fica Garrincha!


No contexto das obras para a Copa do Mundo de 2014, está sendo reconstruído o maior estádio da capital, inaugurado em 1974 e batizado de Mané Garrincha, em homenagem única a um dos maiores ídolos do futebol.
O governo do Distrito Federal, planeja, porém, mudar o nome do local, que passaria a chamar-se Estádio Nacional de Brasília.
Esse movimento busca reunir todos os que consideram essa atitude inaceitável e ofensiva à história do futebol e do Brasil.
Manoel Francisco dos Santos foi o jogador mais extraordinário do futebol mundial, um artista em campo, que representou como ninguém o estilo brasileiro de jogar, com seus dribles desconcertantes.
Apelidado com nome de passarinho, Garrincha foi um dos principais responsáveis pela projeção do Brasil no cenário futebolístico, participando das conquistas mundiais de 1958 e 1962.
Diante disso, os abaixo assinados apresentam duas demandas ao Excelentíssimo Governador do Distrito Federal, senhor Agnelo Queiroz:
1) Que o nome do Estádio seja mantido;

2) Que seja erguido um busto e construído um memorial em homenagem a Mané Garrincha no Estádio renovado.
Não haveria oportunidade melhor para mostrar a todo o mundo que o Brasil sabe valorizar sua memória e sua gente.
* Silvio Ricardo da Silva é professor do Departamento de Educação Fisica da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, coordenador do GEFUT e tutor do PET Educação Física / Lazer.
leia também em                                                                               http://blogdopedrotatu.blogspot.com/2011/10/ficagarrincha.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário