quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Almécegas Virtual

Esta é a primeira postagem em meu blog. Sou um blogueiro totalmente aventureiro e calouro, e este foi criado no intuito de propiciar aos meus pensamentos um refúgio seguro, pois a escrita é para meus pensamentos um ancoradouro em um oceano de devaneios. Para todos aqueles que me dão o privilégio de ler essas palavras acredito que não é necessária uma apresentação formal ou depoimento autobiográfico do tipo frívolo, como em outras redes sociais. Tudo isso está em meu perfil. E as pessoas que ainda não me conhecem, ou que possuem a curiosidade de compreender melhor meus pensamentos talvez obtenham dicas no decorrer das leituras de minhas postagens, caso a presente e as que se sucederão façam merecer a leitura das demais. Uma definição frívola, praticamente uma calourice blogueira, para não dizer que fujo totalmente à regra: sou apenas humano, em amplas percepções. Dialético: contraditório e sintético. Minha palavra escrita é muito mais eloqüente que minha palavra dita, se é que esta já fora.
Atualmente vivo um momento ímpar em minha vida, em especial a profissional. Tenho tido o desafio de trabalhar na Diretoria de Educação Física e Desporto Escolar, na SEDF. Um verdadeiro e agradável desafio, pois todos os que me conhecem no âmbito profissional sabem de minha dedicação à causa da Educação Física crítica, humanizadora, politizada, contextualizada com a causa da transformação social. E quem trabalhou comigo sabe que em determinado momento acabei pagando o preço por trabalhar assim. Sempre paguei. E neste momento, trabalhando entre amigos, me encontro diante do desafio de levantar meus ideais profissionais a patamares onde ainda não tinha imaginado, ou seja, a toda uma rede de ensino. É um privilégio. Comentei com meu pai que estar ali para mim seria como uma promoção em meu trabalho. Realmente penso assim, não fui conduzido até lá como anteriormente se praticava, por conveniência e subserviência política. Esse estigma histórico que, penso eu, recai sobre todos que lá estão não assola a mim nem às pessoas as quais me refiro como amigos.
Hoje dimensiono que a sala de aula, funcionalmente falando, é um refúgio na SEDF. Comodidade. E após 10 anos de prática docente em sala de aula, ao sair dela, ouso dizer que passei pelo umbral antes de aqui chegar. Será assim a morte física? Uuhhhgg! É preciso rezar mais.
O desafio de ser crítico, inconformado, encrenqueiro, insubordinado, e outros adjetivos pelos quais fui alcunhado nos últimos anos é maior agora, pois essa atitude contra o senso-comum foi o que me conduziu até aqui, e a responsabilidade de catalisar esse sentimento em ações produtivas me motiva. Trabalhar com o desporto escolar, jogos escolares, de me “reinventar” para uma nova perspectiva de Educação Física é desafiador e motivante. E revitalizador também.
Sou flamenguista. Gosto de cerveja e de rock. Embora rótulos e estigmas me incomodem, mais pelo fato das ideias pré-concebidas que elas embutem do que pelo sentimento de ser aquilo, carrego esse ferrete. Por exemplo: me criei flamenguista, de coração, apaixonado. Já fui fanático, adolescente sem noção, vazio, xiita. Mas o ser humano muda, evolui, não posso aceitar esse estigma para sempre. Gosto de futebol. Amo o flamengo. Não sou burro, compreendo toda a bandalheira que existe, mas opto por esse sentimento. O mesmo digo da cerveja e do rock’n’roll. Vamos nos aperfeiçoando, e o preconceito arraigado torna-se repugnante à medida em que nos enxergamos nele. Compreendo, hoje em dia, por que só recebia presentes de aniversário que tivessem haver com flamengo ou cerveja... Faz parte. É difícil enxergar isso, amizade, mas ao enxergar, é necessário agir. Em tudo na vida.
Reinventar é uma boa tese. Eu como pai e marido preciso me reinventar, redescobrir, reprojetar a todo instante. As pessoas que mais amo na vida merecem isso. Precisam disso. O ineditismo de cada situação, em especial na criação dos filhos, cada fase, cada birra, cada nova palavra ou expressão, novo gesto, é fascinante. E desafiador para quem é perfeccionista. A maior dificuldade do perfeccionista é ser- humano. O fato concreto é: meu mundo gira em torno deles. E eu gosto.
Encerrando essa primeira postagem, refiro-me à cachoeira que ilustra o fundo da página, Almécegas na Chapada dos Veadeiros, meio caminho entre Alto Paraíso e São Jorge. Este é o lugar que penso quando as coisas estão difíceis, o lugar onde quero estar quando não quero estar onde estou, onde recebo o abraço e o acalento de minha protetora materna do mundo espiritual. Tudo se reparte em antes e depois de Almécegas; quando lá estive pela primeira vez, uma voz feminina pareceu sussurar: “enfim você chegou meu filho”. Um dos lugares mais maravilhosos para se estar.
Que todos possam encontrar “sua Almécegas”, seja em uma localidade geográfica, em um ambiente acalentador, ou em alguma(s) pessoa(s) querida(s). E que o Maior também por lá esteja.
Abraços.

10 comentários:

  1. Vai trabalhá vagabundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que porra é essa???!!!!
    Muitoooooooooo massaaaaaaaaaaaaaa!!!!
    Tô dentro!!!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. SAMAS NEGÃO, CALOU A BOCA DE QUE FALA QUE FLAMENGUISTA NÃO SABE LER E ESCREVER. MANDOU BEM DEMAIS. AMPLEXOS.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí meu amigo! Sabemos muito bem do que está falando!!

    Um abraço pra você!!

    ResponderExcluir
  4. É isso aê maluco!
    Parabéns pelo texto!

    Continue firme!

    Abs,
    Léo Almeida

    ResponderExcluir
  5. Boa Samir!
    Só agora pude parar para ler a tua saga humana, demasiada humana. Que bom! É assim que vejo as coisas, somos parceiros de muitas coisas, e às vezes é preciso até acreditar quem sabe em alguma coisa..., senão é foda.
    Agora estou jogando, não sei no que vai dar, não quero ganhar o jogo, só quero quem sabe encontrar minha "Almécegas"...
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom Samir! Se colocar tanto, muito importante o Blog! Te conhecer mais, e também, aos outros amigos!!! Um grande abraço!... Anita

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Primo! Sinto muito orgulho de pertencer à uma família de seres pensantes e conscientes do seu papel no mundo .. Continue escrevendo, acredite, palavras, por mais inocentes que sejam quando escritas,trazem alento, conforto, idéias, incentivos a quem lê !! Beijo.. Saudade !!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Karolzinha!! Saudades de vcs... Obrigado pelas palavras, vamos continuar juntos. Um grande beijo!!

    ResponderExcluir