segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A repercussão ao desmascaramento do tucanato

O livro " A Privataria Tucana" do jornalista Amaury Ribeiro Jr. já  causa uma devastadora reação midiática em pólos antagônicos: o silêncio ensurdecedor da grande mídia podre de um lado, e na polaridade oposta o deleite da "blogsfera" e da "banda pobre" da imprensa. Festejado por aqueles que não aguentam mais os travestis da luta contra a corrupção nadarem de braçada nas cagadas de alguns governistas, o jornalista Amaury Jr. também já foi questionado por colegas seus como marqueteiro político pró-petista: 
"O livro “Privataria tucana”, da Geração Editorial, de autoria de Amaury Ribeiro Jr, é um sucesso de propaganda política do chamado marketing viral, utilizando-se dos novos meios de comunicação e dos blogueiros chapa-branca para criar um clima de mistério em torno de suas denúncias supostamente bombásticas, baseadas em “documentos, muitos documentos”, como definiu um desses blogueiros em uma entrevista com o autor do livro." 
Disse ainda Merval Pereira que "Amaury Ribeiro Jr. foi indiciado pela Polícia Federal por quatro crimes: violação de sigilo fiscal, corrupção ativa, uso de documentos falsos e oferta de vantagem a testemunha, tendo participado, como membro da equipe de campanha da candidata do PT, de atos contra o adversário tucano. O livro, portanto, continua sendo parte da sua atividade como propagandista da campanha petista e, evidentemente, tem pouca credibilidade na origem." 
Dado a oportunidade ao contraditório, fico com Miro:
"O livro de Amaury Ribeiro não é apenas “uma luz sobre este passado ainda imerso nas sombras”. É um canhão de holofotes que devassa os subterrâneos da privatização, “o maior assalto ao patrimônio público da história do Brasil”. É a peça que faltava para entender o que ocorreu naquele período de êxtase neoliberal, de desmonte do estado, da nação e do trabalho.
Nas suas 343 páginas, um terço delas com documentos oficiais, o livro comprova que a privataria serviu para enricar meia dúzia de empresários, que concentraram ainda mais as riquezas, mas também para desviar recursos públicos para tucanos de alta plumagem, que se utilizaram de mecanismos engenhosos de lavagem de dinheiro e de paraísos fiscais."
Esta leitura está em minha agenda de férias. Pra repercutir com ainda mais humor o tema, acompanhe o lançamento do filme deste best seller brasileiro, por Cloaca News .




Nenhum comentário:

Postar um comentário